Publicidade

Em Jandira - Braz Paschoalin e Geraldo Alckmin acertam detalhes para construção da ETEC em Jandira

Reunião no começo da semana teve ainda a presença do deputado estadual João Caramez, de secretários municipais e do presidente da Câmara da cidade, Wesley Teixeira


Paschoalin (à esquerda) e Alckmin planejam ETEC para Jandira

Jandira poderá ainda em 2009 ter a primeira turma frequentando sem sair da cidade aulas ministradas pela ETEC (Escola Técnica Estadual), conforme ficou acertado na tarde de segunda-feira, 9, entre o prefeito Braz Paschoalin e o ex-governador e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Geraldo Alckmin, ambos do PSDB. O encontro entre os tucanos tinha por pauta a construção no município de uma sede própria para a ETEC, uma das promessas da campanha de Braz para voltar à Prefeitura. Porém, como entre licitação e execução das obras a unidade poderá levar até dois anos para ficar pronta, Alckmin apresentou como proposta o uso de salas de aulas ociosas até que o prédio finalmente possa ser inaugurado. Desta forma, o primeiro vestibular para cursos que não dependam de laboratórios específicos poderia ser agendado ainda para este ano.
Braz comentou a dificuldade em adequar uma escola municipal para tal propósito, já que a falta de investimentos em novas unidades nos últimos anos deixou os turnos existentes com salas cheias, sem possibilidade imediata de remanejamento. Mas comprometeu-se a solicitar levantamento junto às escolas estaduais instaladas em Jandira que irá verificar se há salas que possam abrigar as primeiras turmas da futura ETEC. A idéia é que elas estudem nos moldes da Universidade Aberta e do Cursinho Popular, que utilizam estruturas das escolas para ministrar os respectivos cursos.
Também participaram da reunião com Paschoalin e Alckmin o deputado estadual João Caramez (PSDB), os secretários municipais Douglas Gozzi (Planejamento Estratégico) e Fábio Starace (Indústria e Comércio) e vereadores como o presidente da Câmara de Jandira Wesley Teixeira (PSB).

Educação de qualidade
Na semana passada Paschoalin prestigiou a inauguração da ETEC de Santana de Parnaíba. Antes de esta unidade ser entregue pelo governador José Serra (PSDB), somente Osasco e Carapicuíba possuíam sedes da escola. A ETEC é o principal pilar do ensino técnico e profissional no Estado de São Paulo. Além de educação de qualidade, promove capacitação para atender às principais necessidades da região onde tem uma escola em funcionamento. Ao todo há 157 prédios no território paulista. Segundo levantamento realizado pelo SAI (Sistema de Avaliação Institucional), as escolas empregam 77,3% dos alunos de maneira imediata.

Terrenos na região central

Ainda durante a audiência do dia, 19, logo após Caramez comentar as necessidades que Jandira tem e que demandariam a instalação da ETEC, Alckmin teria aventado, segundo nota da assessoria de imprensa do Estado enviada à redação, a possibilidade de a Secretaria de Desenvolvimento mudar as regras do convênio para atender o pleito de Paschoalin ainda neste ano.
O Estado, neste caso, construiria também o prédio, desde que o município doe um terreno. Paschoalin teria aprovado a ideia e oferecido áreas com características ideais no bairro JMC, situado na entrada da cidade para analise dos técnicos das ETEC e das FATEC (Faculdade de Tecnologia).
O ex-governador lembrou que a ETEC é o primeiro passo para uma cidade abrigar uma FATEC. E o prefeito ainda apresentou ao secretário de Estado uma série de informações sobre a demanda de especialidades que melhor atendem a mão de obra das empresas instaladas na cidade, como, por exemplo, o curso de Logística.

Fonte: Jornal Página Zero

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...