Publicidade

Alckmin oficializa hoje apoio a Kassab

JOSÉ ALBERTO BOMBIGFERNANDO BARROS DE MELLOda Folha

O tucano Geraldo Alckmin oficializa hoje seu apoio ao prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM). Até o final da noite de ontem, os últimos detalhes eram acertados, mas os dois devem tomar um café juntos nesta manhã perto do mosteiro de São Bento, centro de São Paulo, e depois fazer uma caminhada.
É o gesto mais incisivo de Alckmin até o momento, para se aproximar do governador José Serra e de seu grupo, que desde o início defendeu a candidatura Kassab. É também um aceno que tem no horizonte a sucessão do governo do Estado em 2010.
Na tarde de ontem, os deputados federais ligados a Alckmin, Edson Aparecido, Julio Semeghini e Silvio Torres, procuraram o coordenador do plano de governo de Kassab, Guilherme Afif Domingos, para propor o encontro.
Na avaliação do prefeito, o encontro unirá de vez o PSDB em torno da sua candidatura. O aceno também é uma forma de sobrevivência do grupo ligado a Alckmin. Sem cargo, os deputados precisam se preocupar com a reeleição em 2010.
Na última semana, o ex-governador ficou longe dos holofotes. Enquanto isso, os diretórios municipal e estadual do PSDB declararam apoio a Kassab, sem a presença de Alckmin ou de Serra.
Especialmente na reta final do primeiro turno, a campanha de Alckmin fez duras críticas a Kassab. O tucano chegou a chamar o adversário de dissimulado e o acusou de cooptar membros do PSDB. Alckmin também foi o primeiro a tentar ligar de Kassab a imagem dos ex-prefeitos Paulo Maluf e Celso Pitta.
Para rebater esse passado recente, os dois devem dizer que os interesses da cidade de São Paulo estão acima das diferenças do primeiro turno.

O ato de Alckmin com Kassab também será um recado claro à campanha de Marta Suplicy (PT). Nos últimos dias, a petista fez acenos ao ex-governador, a quem elogiou. Além disso, Marta tentou se apropriar do discurso do tucano. Ela repetiu Alckmin, ao chamar Kassab de dissimulado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...