Publicidade

Convenções oficializam 19 candidatos para esta eleição

PSDB, DEM, PMDB, PRP e PDT realizaram as convenções estaduais nesse final de semana. Waltinho não emplacou candidatura

As convenções estaduais realizadas no último final de semana já oficializaram 19 candidatos da região para a disputa deste ano pelos cargos de deputado federal e estadual. A maioria dos partidos ainda vai realizar sua convenção estadual nas duas próximas semanas, mas PRP, PSDB, DEM e PMDB já acertaram a situação dos pré-candidatos. Por sua vez, o PDT conseguiu definir apenas parte de sua chapa na região.

Os deputados estaduais Celso Giglio (PSDB) e João Caramez (PSDB), bem como o federal Fernando Chucre (PSDB), foram confirmados para concorrer à reeleição. Os tucanos também oficializaram a pretensão do vereador osasquense André Sacco Junior e da barueriense Bruna Furlan de disputarem uma vaga na Câmara Federal, e endossaram a candidatura de Oswaldo Boreli, ex-vereador de Santana de Parnaíba, para deputado estadual.

A novidade no ninho tucano foi o fim do projeto do vereador carapicuibano Walter Ferreira do Nascimento, o Waltinho: ele articulava o lançamento de sua candidatura a deputado estadual, mas não conseguiu emplacar a proposta. O PSDB afirmou que não havia “espaço” para ele na disputa, já que o partido registrou muitos postulantes à Assembleia Legislativa.

O DEM (ex-PFL) oficializou dois nomes da região: o deputado estadual Gil Arantes, que busca a reeleição, e o vice-prefeito de Carapicuíba, Salim Reis, que deseja disputar para deputado federal. A convenção conjunta do DEM e do PSDB foi realizada no domingo, na Assembleia Legislativa, em parceria também com o PPS (que não possui candidatos pela região) e com o PMDB.

Os peemedebistas oficializaram a vereadora osasquense Ana Paula Rossi e o vereador de Barueri Jânio Gonçalves para o cargo de deputado estadual. Também cotado para o cargo, o secretário de Serviços Municipais de Carapicuíba, Elias Cassundé, desistiu da disputa e não registrou a candidatura – até porque não deixou o cargo no prazo legal para a desincompatibilização. Já o ex-candidato a vice-prefeito da cidade, Uébio José da Silva, conhecido como Bio, não foi confirmado para concorrer a deputado federal e ainda não decidiu se vai disputar nas eleições deste ano.

A votação no PMDB, ainda realizada com a utilização de papéis, não foi sistematizada no domingo e nem nos dois dias seguintes. Sem possuir uma lista completa e atualizada dos candidatos a deputado, a assessoria do diretório estadual do PMDB não soube informar, até o fechamento desta edição, a situação dos demais pré-candidatos peemedebistas da região, como o barueriense Ibraim Antônio.


PDT sem definição

A convenção do PDT, realizada no sábado, foi a única que não trouxe muitas definições para o quadro eleitoral da região: dos 7 pré-candidatos, apenas 3 foram oficializados. O carapicuibano Tadeu Morais e o ex-prefeito de Cotia Quinzinho Pedroso vão disputar a vaga de deputado estadual; e o suplente de vereador Saulo Góes, de Barueri, emplacou sua candidatura para deputado federal.

O ex-vice-prefeito de Barueri Jaques Munhoz permanece uma incógnita dentro do partido, e não deve disputar as eleições. O vereador jandirense Wilson Coelho pretende sair para deputado estadual, mas não conseguiu número dentro do partido.

A situação mais complicada é a da dupla osasquense Délbio Teruel e Bethy Polachini: não há qualquer definição sobre o futuro dos dois. De acordo com o diretório estadual do PDT, Délbio ainda não decidiu se vai disputar e terá até o dia 5 de julho (data da homologação das candidaturas) para comunicar sua decisão ao partido.


Novos nomes

Já o PRP oficializou, no sábado, a candidatura para deputado federal do vereador osasquense Antônio Aparecido Toniolo. Para a Assembleia Legislativa, a sigla vai disputar com 5 nomes da região. Por Osasco, o PRP oficializou o empresário Alexandre Lourenço e a líder comunitária Regina Lúcia, conhecida como Regina do Rochdale. Também vão concorrer o servidor público de Carapicuíba Edmar Salém, o líder comunitário itapeviense Zilmar Santos e, por Santana de Parnaíba, o militante Otto Stuk. (colaborou Amauri Moura)



Candidatos que já foram oficializados

PSDB
Celso Giglio
João Caramez
Fernando Chucre
André Sacco Junior
Bruna Furlan
Oswaldo Boreli

DEM
Salim Reis
Gil Arantes

PDT
Saulo Góes
Quinzinho Pedroso
Tadeu Morais

PRP
Antônio Aparecido Toniolo
Regina Lúcia
Alexandre Lourenço
Zilmar Santos
Edmar Salém
Otto Stuk

PMDB
Ana Paula Rossi
Jânio Gonçalves
Ibraim Antônio*

*O diretório estadual do PMDB não soube informar se a pré-candidatura de Ibraim Antônio foi oficializada



Via

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...