Publicidade

30 mil alunos da rede estadual iniciam amanhã curso de inglês online


Cerca de 30 mil estudantes de escolas estaduais dão início amanhã (27/03) ao curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A ação é voltada a alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas vão até 31 de julho deste ano e podem ser acessadas no site www.educacao.sp.gov.br/projetos/evesp . No total, neste ano serão oferecidas 60 mil vagas, sendo 30 mil no segundo semestre. Lançada em fevereiro de 2012, a plataforma já atendeu a 50 mil estudantes no ano passado.

O curso, oferecido gratuitamente por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp), pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador. Além disso, neste ano, ganhará um novo layout. “Ficou mais fácil para o aluno navegar pelo curso e utilizar ferramentas de comunicação com o tutor. Outra novidade é que a tutoria, além de online e via bate-papo com hora marcada, será itinerante e regionalizada, ou seja, será possível que o tutor vá até o aluno, aproveitando os espaços do Acessa Escola, quando for necessário”, explica Ana Carolina Nunes Lafemina, da Evesp.

Cerca de 350 tutores passaram por uma formação obrigatória para poder atuar no programa a fim de sanar as dúvidas dos estudantes e auxiliá-los para que melhorem seu rendimento. São 200 tutores itinerantes que realizarão presencialmente o atendimento aos alunos em escolas da rede estadual, conforme a demanda de cada região. Há também 150 tutores online, que ficarão responsáveis por acompanhar os estudantes no ambiente virtual de aprendizagem.



A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. O conteúdo foi elaborado pela equipe de língua estrangeira moderna da Secretaria da Educação, em uma plataforma lúdica, dinâmica e com games. O objetivo é proporcionar aos jovens oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.

Idiomas

A partir deste ano, os alunos do Ensino Médio terão à disposição também o curso de espanhol online. Foram oferecidas, em parceria com a Universia Brasil, 25 mil vagas, sendo 12,5 mil neste semestre.

O acesso a outros idiomas também é oferecido aos estudantes da rede estadual por meio dos Centros de Estudos de Línguas (CELs). São 226 centros em todo o Estado, com cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, especificamente para o Ensino Médio. Somente em 2012, mais de 74 mil estudantes foram atendidos nos centros.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio de parceria com o Instituto Confúcio na Unesp, também começou a oferecer, no ano passado, aulas de língua chinesa aos alunos da rede estadual de ensino. O curso é sediado nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Araraquara, Matão, Marília e Franca e ministrado por professores nativos. O objetivo é expandir a oferta do idioma gradativamente.

VIA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...