Publicidade

História de Carapicuíba - 1ª Parte

A história de CARAPICUÍBA remonta a uma antiga aldeia de índios, tendo vivido momentos importantes dentro da história do Estado de São Paulo. Foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), para preservar a educação e a moralização dos silvícolas da presença do homem branco.

Pertenceu a Santana do Parnaíba, que foi elevada a município em 1625, sendo que esta, mais tarde, passou a pertencer a Barueri.

Caminho obrigatório das bandeiras, CARAPICUÍBA foi citada na história. Localizada próxima às terras de Afonso Sardinha e das reservas indígenas, que Jerônimo Leitão em 1580 determinou que servissem de abrigo aos donos do solo: os índios. Foi por isso que Afonso Sardinha, dono de uma sesmaria de seis léguas de quadra, doada pelo Rei de Portugal, ali chegando, montou a sede de sua fazenda e resolveu manter um posto na Aldeia de CARAPICUÍBA, com o objetivo de aproveitar a mão-de-obra indígena. Assim, deu início à construção de uma capela, por volta de 1590. Porém, frustado em seus intentos, resolveu voltar para a Europa.

Em 1610, havendo já a Capela, a Aldeia sofria os primeiros impactos, em virtude de caso criado entre as autoridades e o povo indígena, este, percebendo a falsidade e os maus propósitos dos brancos, reagiram violentamente, não se sujeitando às manobras, embrenhando-se cada vez mais pelo sertão.

De 1610 a 1670, a Aldeia passou por uma fase de estagnação, servindo de ponto de encontro entre clero e autoridades, os quais procuravam traçar normas para a ocupação das terras e o aproveitamento do trabalho indígena. O marasmo continuaria por mais um século.

Continua...

Imagem do site de Carapicuíba

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU O AUTOR DO LIVRO OFICIAL DA CIDADE DE CARAPICUÍBA-SP.
O LIVROI FOI LANÇADO EM 2003, NA CÂMARA MUNICIPAL. AINDA HÁ ALGUNS EXEMPLARES PARA VENDA. O LIVRO É RECHEADO DE FATOS E FOTOS.
O OBRA CHAMA-SE CARAPICUÍBA-PASSADO E PRESENTE 1580-2003.
OS INTERESSADOS DEVERÃO MANDAR UM E-MAIL E FAZER UM DEPÓSITO DE 40,00 NA CONTA A SER MENCIONADA APÓS O SEU INTERESSE PELO LIVRO.TENHO POUCAS UNIDADES.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...