Publicidade

Carapicuiba 45 anos. Breve história da nossa cidade.


Linha férrea movimenta crescimento da segunda cidade da região
Carapicuíba é a segunda maior cidade da região Oeste metropolitana em número de habitantes, com população menor apenas que a de Osasco, mas que deixa para trás a de muitas capitais brasileiras. Ao chegar aos 45 anos, o município experimenta uma nova forma de condução política, capitaneada pelo prefeito Sergio Ribeiro, do PT, que em 2010 exerce o segundo ano do mandato previsto para se esgotar em 2012.

O principal problema da cidade é a baixa arrecadação de impostos e a modesta participação no bolo tributário nacional, característica de municípios desindustrializados. A mudança desse quadro é a principal preocupação do atual prefeito, que prometeu na campanha eleitoral transformar a cidade na "capital da mão de obra especializada". Para essa e demais tarefas, Ribeiro governa com apoio da maioria dos 16 vereadores da Câmara, entre os quais o presidente Isac Reis, correligionário do prefeito.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, projetava população de 392.701 pessoas pelas quais a administração está responsável.

Limites geográficos
Apesar de ainda ser uma das mais carentes de progressos entre as vizinhas, Carapicuíba ostenta uma história rica em detalhes a partir da origem, uma pequena aldeia indígena fundada em 12 de outubro de 1580 pelo jesuíta José de Anchieta. Já sem os primeiros habitantes, mas até hoje intacta, a Aldeia de Carapicuíba virou bairro e se transformou num dos pontos turísticos da região. A aldeia original, segundo informações da Fundação Seade (www.seade.gov.br) teria sido a única dos 12 centros de catequese que sobreviveu à interferência do homem "civilizado".

No meio do caminho entre São Paulo e Santana de Parnaíba, o remoto povoamento tornou-se alvo de bandeirantes que exploravam a mão de obra à força de escravidão dos índios na lavoura. O município já esteve vinculado a Cotia, a São Paulo, a Santana de Parnaíba e a Barueri, da qual, por fim, livrou-se da condição de distrito, elevando-se à cidade cravada em 34 quilômetros quadrados. Assim como os municípios adjacentes às margens do rio Tietê, a emancipada Carapicuíba recebeu impulsos decisivos para crescer das atividades em torno da Estrada de Ferro Sorocabana, hoje Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Faz limites com Barueri (Norte), Cotia (Sul), Osasco (Leste) e Jandira e novamente Barueri (Oeste).

O que Significa Carapicuíba?
Apesar de ter 26 de março como feriado oficial pela comemoração do aniversário, as festividades da comunidade carapicuibana costumam se tornar mais efusivas em 29 de junho, dia dedicado ao padroeiro São Pedro. Os moradores cultuam ainda as festas de Santa Cruz (1º a 4 de maio); de Santa Cruzinha, em setembro; da fundação da Aldeia, e a de Santa Catarina (24 e 25 de dezembro). A explicação para o nome da cidade deriva de duas fontes. Para muitos, Carapicuíba encontra raízes no verbete tupi-guarani "cará comprido", peixe não recomendado ao paladar por ser venenoso, como o baiacu. O SEADE registra outro significado, também do tupi-guarani: "carapucu", "cogumelo comprido", fundido a yba, "planta".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...